terça-feira, 3 de setembro de 2013

                                  American Indian Movement em Porutgal
Foi em Fevereiro deste ano, que os meus queridos amigos e irmãos, Woyahowa Ematewo, Ìndio da Nação Lakota, e sua belíssima e preciosa esposa Amalia Jimenez Galan, que veio falar um pouco sobre a Cultura Maia, ambos representantes  do American Indian Movement; nos visitaram, e juntos, demos o primeiro passo para a união entre culturas e povos ancestrais, neste caso America- Europa.

Woyahowa para além de agricultor e artesão, è também Xamã.
Realizámos a milenar cerimónia xamânica Temascal ou tenda de suor, na Terra Alta, Penedo, Sintra onde o  Místico Músico e Permacultor, Pedro Valdju tem seu terreno para fins educacionais (Terra Alta) sobre permacultura (ou cultura selva
gem).
Infelizmente não tenho essas fotos ainda, estou á espera que me enviem,pois fiz a cerimónia (minha primeira, e muito muito forte maravilhosa),e no estado divino em que fiquei e com a convivência que se gerou etc, nem fotografias tirei...quis apreciar cada segundo..

A Cerimónia durou 4 dias, e foi feita uma especial para as crianças.
Meus queridos irmãos ficaram instalados em minha casa, o que foi indescritível...uma experiência única, que me trouxe muita aprendizagem e laços tão fortes de amor e amizade que jamais se quebrarão!!

De seguida, fizemos palestras, no Centro Tinkuy, em Almoçageme, onde conhecemos a cozinheira maravilhosa e vegana Isaura, de origem Peruana, e alguns dos ilustres curiosos neste assunto que depois se juntaram ao A.I.M. comigo, entretanto formado em Portugal. As sementes foram lançadas...

A última Palestra que fizemos, que encheu de gente, diga-se de passagem, foi na Ilustre e Preciosíssima Casa do Fauno, um Autentico "Cristal Kuartzo" no meio da Serra de Sintra!!
Aí fez- se história. Um representante de uma tradição tão antiga,Milenar mesmo, de Portugal e Europa ( Ordem dos Bardos Ovades e Druidas) abraçou, conversou, recebeu em seu "território sagrado" um representante de uma cultura também Milenar (e com tantos pontos em comum com esta nossa cultura sagrada Europeia.) vindo do Continente Americano ou melhor de Abya Yalla, nome original e verdadeiro do continente. A ilha da tartaruga.
Foi deveras, uma noite mágica e muito rica, noite que foi mesmo o primeiro passo para um caminho em conjunto, pela Construção da Riqueza Espiritual da Humanidade, ou melhor, reconstrução.
Estes Povos tão ancestrais como o próprio tempo, ali, naquela noite, voltaram-se a unir em abraços, palavras, cânticos e cerimónias, através de seus representantes. Todos os antepassados pairavam ali perto de nós, com certeza felizes com este acontecimento que quase profetiza que bons frutos crescerão destas sementes lançadas...


Em Outubro deste ano, trazemos  a Portugal mais uma representante de Povos ancestrais, desta vez, trazemos os índios do Brasil, através da contação de Lendas e Mitos Indígenas Brasileiros, pela voz de Maria Inez Espírito Santo, Terapeuta, Educadora Cultural e Autora de vários livros, entre eles o livro: Vasos Sagrados-Mitos indígenas do Brasil e o encontro com o feminino".
A Autora virá apresentar esta sua obra literária, de pesquisa mitológica e de interesse cultural, espiritual e psicológico ( lendas usadas em trabalho terapêutico, que nos ajudam através dos arquétipos).
Irá acontecer uma palestra também, de entrada gratuita.
O que se pretende é voltar outra e outra vez, com mais lendas, e workshops, cursos e seminários dentro do tema "Vasos Sagrados-encontro com o feminino"
Que melhor altura que esta, em que o  Sagrado Feminino regressa em força??
Também ,claro na Casa do Fauno.
Espero que possamos continuar a fazer caminho juntos, eu e Casa do Fauno, pois temos muito em comum e minha intuição que é forte, e os sonhos também me dizem que temos certas missões a cumprir, juntos. Aqui, na Serra Sagrada, por Portugal e pela Nação!! Humana...


2 comentários:

  1. Muito grata, Clarisse, por acolher meu trabalho e me auxiliar a levá-lo a Portugal, a terra de meus ancestrais.
    Será uma honra participar desse movimento de resgate das heranças culturais em Sintra, apresentando os mitos dos indígenas da terra brasileira e conversar sobre seus significados e riqueza transformadores.
    Que seja, de fato, o início de um caminhar em conjunto com esse seu lindo grupo!

    ResponderExcluir
  2. Muito Grata eu também, querida Inez. que seja mesmo o primeiro de muitos passos numa jornada espiritual e cultural...pelos nossos antepassados, pela Mãe terra e pela Humanidade:
    AHO MITAKUYE OYASIM!!! - por todas as nossas relações.

    ResponderExcluir