terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ofiússia (terra da Serpente)

Ofússia, palavra de origem Grega, significa Terra da Serpente.

Foi um dos nomes dados  a Sintra em tempos remotos, por Festo Avieno.

A serpente está ligada  ao xamanismo, sendo ídolo
 de tribos indígenas.

De acordo com a lingua tupi, a maior nação indígena do brasil, a palavra Sintra também existe como: Si-Nh-atyara. 
Decompondo-se traduz se da seguinte maneira: 
SY=Lua
Nh=partícula de ligação
Atyara=Monte, Elevação

Portanto, Synhatyara, igual a Sintra, o mesmo que o Monte da Lua corresponde ao Selene Oros de Prometeu e ao Mons Lunae dos Latinos (segundo Teodoro Sampaio-O Tupi na Geografia Nacional)

Curioso este pormenor,uma palavra tão semelhante, e com o mesmo sentido entre culturas tão distintas (?) e distantes (?)


Certas tradições afirmam que em tempos remotos, com Milénios distantes de hoje, Portugal e Brasil integravam se num mesmo continente em pleno período terciário, durante o Mioceno e boa parte do Plicoceno.

(Através de: Sintra Serra Sagrada -Vítor Manuel Adrião)





Esta introdução é o ponto de partida para os caminhos percorridos neste blog.



Não foi por acaso que vim, finalmente aqui parar. O universo quis que fosse madura o suficiente para saber a missão que tenho de cumprir em Sintra, para a Humanidade- (facto que o sinto desde pequena, que aqui é o meu lar, e sempre senti seu chamamento).
Já fui a donzela, a Mãe, e caminho para uma anciã...todas elas ainda vivas em mim...a Anciã, minha intuição que me guia, e que me envia sonhos para que os possa interpretar e deles aprender mais sobre mim, e minha linhagem ancestral...


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário